O Team Goldoni


 

1978 - Final Campeonato Junior - Fonte Grada
Campeão Junior 50cc e 125cc

O Team Goldoni nasce na final do campeonato Júnior 1978 em Fonte Grada pela mão de Quito Alves da Silva administrador da F.A.S , metalurgia de maquinaria Vitivinícola, e representante / distribuidor em Portugal da marca.

Propõe-me a formação de uma equipe totalmente profissional com equipamento / peças pagas para melhorar as motos e prémios de classificação por prova e campeonato.

A aposta neste meio foi bastante ponderada em comparação com o mesmo investimento em televisão, rádio, etc.


Goldoni é um fabricante de motocultivadores Italiano; na época com uma equipe de velocidade, enduro e basquetebol em Italia.


O Quito, empresário visionário vê no motocross o terreno ideal para a promoção dos seus produtos, chegando mesmo a comprar à federação espaço nos dorsais para usarmos a marca Goldoni. Esse espaço estava vedado a qualquer outra publicidade pois era vendido pela federação por época a um patrocinador.

1979 - Campeonato Senior 50cc - Livramento - 17 Româo ( Puch ) - 5 Monas ( Sach )

A equipe terá também os seus próprios seguros ( acidentes pessoais e responsabilidade civil ), assunto delicado que a federação sempre desvalorizou ( ver Segurança )

 E o apoio da Castrol pelo Miguel Félix da Costa

O nascimento da equipe pela sua novidade e estrutura
foi razão de capa em diversos jornais da especialidade. 
1979 - Capa Automundo



Em todos os circuitos onde a equipe corre estará presente uma exposição com a gama completa Goldoni e peças F.A.S. , nos intervalos das mangas são feitas demonstrações com manobras quase impossíveis pelos melhores demonstradores dos motocultivadores.

Nos dois primeiros anos era impressionante ver num meio tão amador a “armada” Goldoni !

As exibições acabam em Casais de S.Quintino com um demonstrador bastante ferido após “embrulhanço” pela colina abaixo com o tractor.

A partir dai a Goldini passará a ter só exposição e pouco tempo depois dada a complicada logística para acompanhar a frenética sequência de corridas é delegada a responsabilidade nos representantes locais

O retorno de vendas é compensador.

É-me dada carta branca para escolher o colega de equipe e peças especiais necessárias.

Inicialmente a equipe é montada com um piloto sénior 50cc ( Miguel Romão ) e um piloto júnior 50cc ( José Carlos Adrião ).

Puch Cobra 50cc
José Carlos Adrião





Por necessitarmos equilibrar as classificações / imagem e sendo o Jorge Leite meu amigo convido-o a meio de 1979 para a equipe.

O Jorge entra na Goldoni com a ARC Sachs que tinha por base a ciclista da Honda Elsinore e uma Suzuki 125 RM.

Jorge Leite
1979 - ARC Sachs



A relação entre a casa mãe e a equipe Portuguesa é fantástica chegando mesmo Carla Goldoni a visitar Portugal, estando presente nalgumas provas e ficando muito bem impressionada pela competitividade da equipe Portuguesa, pela quantidade de espectadores presentes e pelo formato utilizado para a promoção da marca.

                   1979 - Motor

























Carla Goldoni, Jorge Leite, Ze Carlos Adriao, Miguel Romao

         

  



























Prevendo-se para 1979 um campeonato sénior 50cc muito disputado, são pedidas à casa mãe peças especiais do Team Oldrati ( através da Puch Frigerio – Italia ), a Puch de 1979 vai ter uma preparação muito cuidada.


1979 - Motor
o  
1980 - Automundo

Para 1980 e com o objectivo cumprido em 1979

Campeonato 50cc Senior ganho por mim !!

Zé Carlos Adrião sai da equipe e o Jorge Leite disputará os dois campeonatos ( 50 e 125cc ), eu decido abandonar a classe de 50cc e concentrar todos os esforços nas 125cc.

A Goldoni compra-nos motos novas ao Bernard Pascual, 2 Yamaha YZ 125 G que são “importadas” pelo Bernardo Ferrão e para o campeonato de 50cc a AIM 50 que já tinha sido importada/vendida em 1979 ao Almerindo ( note-se que foi vendida sem motor porque o Engº sempre preferiu os motores dele aos preparados pelos Italianos… )






Em 1981 após a sequela do meu acidente de 1980 ( ver A Segurança ), abandono a equipe e o motocross ( felizmente só durante um ano !! ) e a partir dai o núcleo duro do Team Goldoni passará a ser composto pelo Jorge Leite e Fernando Neves.

   
Fernando Neves                           Neves, Quito, Leite                              Jorge Leite
Em 1981 existe uma aposta falhada do Jorge numa TGM e em 82 a equipe reforça a preparação das motos com diversos kits americanos. No ultimo ano do team ( 1983 ) que foi também o primeiro ano em que se que disputou a classe de 500cc, o Neves participa e ganha os três campeonatos ( 125, 250 e 500cc ).
De 81 a 83 a Goldoni apoia pontualmente diversos pilotos - Henrique Ventura, José Ascenso ( Zé São Tomé ), João Diogo Freitas, José Coutinho e José Carvalho. Mais tarde e até noutras modalidades, Pedro Lamy ( karts ) que veio do mini-motocross nos mesmos dias em que os crescidos corriam e ainda um barco em provas de motonáutica.



Jorge Viegas - AutoSport

O Team Goldoni foi a primeira equipe Portuguesa de motocross profissional, e continua até hoje a ser a equipe com mais campeonatos seniores ganhos - ( 8 ) -, o que para alguns sempre foi difícil de engolir.



HOME

1 comentário:

Unknown disse...

Fabuloso. Grande história que eu, sendo de torres vedras,e apesar de sempre ter ouvido falar do Team Goldoni, não tinha a ideia de que era tão profissional e que ja na altura fazia coisas que nem agora se faz. Porque estou ligado ao sx de torres vedras, precisava de falar consigo sobre este assunto: sxtorresvedras@gmail.com

Enviar um comentário